top of page

GT'S e GD'S

"World Café" ou "Café com Partilha"

   A Comissão Organizadora do XXVIII EREB-Se 2018 traz a proposta de uma metodologia diferenciada para a realização dos Grupos Temáticos e Grupos de Discussão Durante o encontro, ocorrendo da seguinte forma:

 

   Nosso espaço de GD’s e GT’s será feito na forma de um “World Café”, também conhecido como “Café com Partilha”, que é um método de diálogo colaborativo que possui o objetivo de propiciar discussões sobre temas relevantes para os participantes. O nosso intuito com esse método é que os GD’s sejam construídos de forma mais colaborativa, flexível e quem sabe até mais agradável, possibilitando que nós experimentemos novas maneiras de conversar.

Como funciona?

Resumidamente, podemos explicar a dinâmica da seguinte forma:

    Para cada GT, haverão algumas mesas, sendo que cada mesa corresponde a um GD, entre as quais participantes devem se distribuir, permanecendo até o fim da rodada inicial. Feito o posicionamento e iniciando-se a atividade será feita uma pergunta ou questionamento para a mesa, estimulando o início do diálogo. Enquanto isso, questionamentos semelhantes estarão sendo realizados nas outras mesas, dessa forma, em cada mesa haverá uma pergunta ou questionamento fixo. Além disso, em cada mesa haverá uma cartolina, onde os participantes podem e devem escrever, desenhar e registrar ideias e insights acerca do tema discutido. Após o fim da rodada inicial de diálogo, uma pessoa deverá permanecer em cada mesa como a “anfitriã”, enquanto outros atuam como “viajantes”, direcionando-se á outra mesa, carregando ideias e significados do que acabou de ser discutido. Detalhe: as pessoas que estavam numa mesma mesa em uma rodada não precisam continuar juntas, apenas trocar para qualquer mesa do GT de forma aleatória.

   Um papel importante é exercido pelo anfitrião, que permanece em sua mesa. Esse participante recebe os novos viajantes e de forma breve compartilha com com os novos viajantes o que foi discutido de mais importante a partir da pergunta fixa da mesa, assim o diálogo em cada mesa nunca se inicia do zero. Esse processo será repetido até que todas as pessoas tenham passado por todas a mesas, sendo que cada viajante deve sempre lembrar-se de carregar consigo o que foi discutido na mesa anterior, somando com o que os demais viajantes da mesa também trouxeram, além de utilizar as ideias e insights principais apresentados pela pessoa anfitriã de cada mesa.

  Ao fim da dinâmica, faremos uma roda coletiva para cada GT. Nessa roda, exporemos as cartolinas construídas em cada mesa, e o anfitrião de cada GD deve apresentar o que foi discutido naquela mesa, após a passagem de todas as pessoas. Além disso, esperamos que todas as pessoas compartilhem suas descobertas, principais ideias e quem sabe dessa forma podem surgir possibilidades de ações.

 

Para saber mais:


https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3116723/mod_resource/content/1/world-cafc3a9.pdf

 

 

http://www.theworldcafe.com/

GRUPOS TEMÁTICOS (GT'S)

GRUPOS DE DISCUSSÃO (GD'S)

E

bottom of page